Procuradoria da Mulher - Galeria Lilás

por Câmara Municipal de Palmeira publicado 14/11/2023 16h12, última modificação 14/11/2023 16h12

Galeria Lilás

A Galeria Lilás nas dependências da Câmara Municipal de Palmeira, é espaço reservado para a exposição de mural, de caráter permanente, com fotos de pessoas homenageadas em razão dos relevantes serviços em defesa dos direitos das mulheres, empoderamento feminino, ações que visem a igualdade de gênero, assistência as mulheres em situação de vulnerabilidade social e que promovam a saúde integral feminina. A cor lilás simboliza o respeito, a dignidade e transformação, além da força feminina, empoderamento e luta pelos direitos das mulheres, por tais motivos o espaço ficou denominada de Galeria Lilás, oficializando o reconhecimento, o respeito e a importância de sua trajetória.

Homenagens

A Resolução nº 161/2023 concedeu a homenagem à Sra. Maria Izabel Pereira Corrêa na Galeria Lilás pelos relevantes serviços prestados na defesa dos direitos das mulheres no município de Palmeira.

Maria Izabel nasceu em 06/06/1959, em Chuí, RS, filha de Wilson Corrêa e Marlene Pereira Corrêa. Como fronteiriça, com família brasileira e uruguaia, hoje possui também cidadania uruguaia. Possui dois filhos (Álvaro Corrêa Simon e Rodrigo Corrêa Simon) e quatro netas (Maia, Isis, Cecília e Maitê). Aos 17 anos, foi cursar Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas - UFPEL e começou sua militância nas questões de mulheres e ambientais. No final de 1981, com duas crianças pequenas, mudou-se para o Paraná, morando 6 meses em Colombo e, em 5 de agosto de 1982, estabelecendo-se em Palmeira.

Em 1986 formou-se em Pedagogia pela UEPG. Até os 17 anos, trabalhou no comércio de fronteira. Trabalhou na extinto Banestado, no Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Palmeira, no Magistério de Palmeira, no Instituto de Educação de Ponta Grossa, na UEPG como discente, na implantação da escola do campus de Uvaranas da UEPG e no IBGE.

Participou da criação da Associação Conservacionista de Palmeira - ACOPAL e da organização de algumas conferências estaduais de Meio Ambiente. Em 2003 ingressou na União Brasileira de Mulheres - UBM/PR, entidade feminista que existe no Brasil todo desde 1988, a qual já presidiu no Estado e que está presente em núcleos em Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Londrina e Paranaguá.

Em 2009, ingressou no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA/PR, do qual hoje é vice-presidenta. Em 2013, ingressou no Conselho Estadual de Políticas para as Mulheres, o qual já presidiu e hoje é vice-presidenta. Já participou de conselhos municipais, como do Meio Ambiente, CONCIDADE, Conselho de Assistência Social e Conselho Comunitário de Segurança - CONSEG o qual já presidiu duas vezes.

Já representou a UBM PR em diversas conferências nacionais e em dois EFLAC (Encontro Feminista da América Latina e do Caribe). Foi três vezes candidata a Vereadora pelo Partido Verde, o qual presidiu em Palmeira e do qual foi Secretaria Estadual da Mulher por 13 anos.

Casada com Diogo José Maia Camargo, mora no interior do Município de Palmeira, na Colônia Papagaios Novos. Portanto, Maria Izabel é palmeirense de coração, lugar onde cresceram seus filhos, onde construiu grandes amizades e decidiu viver.