Sessões da semana têm aprovação de contas e homenagem à ONG
Na terça-feira (26), a Câmara Municipal de Palmeira realizou a 30ª Sessão Ordinária de 2025, marcada por importantes deliberações, aprovações de projetos e homenagens.
Requerimento e indicações
Em discussão única, os vereadores aprovaram o Requerimento nº 58/2025, da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação, que solicita prazo de 30 dias para melhores estudos e emissão de parecer sobre o Projeto de Lei nº 6.512/2025.
Também foram aprovadas cinco indicações que tratam sobre melhorias no acesso à região conhecida como “Buraco Quente”; manutenção da estrada rural da localidade de Canta Galo; limpeza da valeta da Rua Adalberto Alves de Paula; patrolamento e cascalhamento no acesso ao Rancho da Guaiaca, pelo Programa “Porteira Adentro e patrolamento e cascalhamento na estrada da Comunidade do Quero Quero, entre a BR-277 e a BR-376.
Projetos de lei em votação
Na pauta da sessão também estiveram os seguintes projetos:
2ª discussão: Projetos de Lei nºs 6.533/2025, 6.536/2025, 6.537/2025, 6.538/2025 e 6.539/2025, que tratam de alterações previdenciárias e abertura de créditos adicionais em diversas áreas como saúde e assistência social.
1ª discussão: Projeto de Lei nº 6.540/2025 (Substitutivo 2), que altera a estrutura organizacional administrativa do Poder Executivo, em regime de urgência.
Todos os projetos foram aprovados pelo plenário.
Uso da palavra
Nas explicações pessoais, o vereador Vane destacou a conquista do selo da Rede Global da Pessoa Idosa, que coloca Palmeira em evidência internacionalmente como cidade comprometida com políticas voltadas ao envelhecimento saudável. Também anunciou recursos inéditos destinados ao Ypiranga Futebol Clube, fortalecendo a base esportiva, a infraestrutura e a revitalização do estádio.
Moção de homenagem à ONG Heróis de Patas
A vereadora Fabíola Mereles celebrou o Dia Mundial do Cachorro com uma homenagem especial à ONG Heróis de Patas, entidade que, em poucos meses de atuação, já resgatou e encaminhou dezenas de cães para adoção responsável.
Fabíola ressaltou que cuidar dos animais é também cuidar da comunidade, destacando o papel transformador do voluntariado. As representantes da ONG foram chamadas à frente para receber a honraria, sendo aplaudidas por todos os presentes.
4ª Sessão de Julgamento
Na sequência, aconteceu a 4ª Sessão de Julgamento, que tratou do Projeto de Decreto Legislativo nº 723/2025, referente à aprovação da prestação de contas do Município de Palmeira relativas ao exercício de 2023. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Encerramento
Ao final dos trabalhos, o presidente Diego Zanetti realizou encaminhamentos e convidou a comunidade para o evento de assinatura do programa Escola de Cara Nova, que possibilitará às escolas municipais o recebimento de recursos oriundos da devolução realizada pela Câmara, por iniciativa da presidência em conjunto com os demais parlamentares.