SESSÃO SOLENE MARCOU O ENCERRAMENTO DA OITAVA EDIÇÃO DO PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM

por Ivano publicado 19/12/2022 09h58, última modificação 19/12/2022 09h58

Na quinta-feira (15), no Plenário da Câmara Municipal de Palmeira, aconteceu a Sessão Solene de encerramento da edição 2022 do Parlamento Jovem. Na ocasião aconteceu a entrega das honrarias aos parlamentares jovens. O evento contou com a presença, além de vereadores que compõe o Legislativo Municipal, do Prefeito Sérgio Belich, do Vice-prefeito Major Schulli, do Secretário Municipal de Assistência Social Mario Antônio Wieczorek, além de diretores, pedagogas, e servidores das escolas públicas e privadas.

Com o plenário lotado, as instituições de ensino que ficaram com as nove melhores médias na segunda fase receberam certificados de participação: Escola Estadual Dom Alberto Gonçalves, Colégio Estadual Cívico-Militar São Judas Tadeu, Escola Estadual do Campo Prof. Leonardo Salata, Colégio Sagrada Família, Colégio Estadual do Campo Henrique Stadler, Escola Estadual do Campo João Sidorko, Colégio Realeza, Escola Estadual do Campo de Quero-Quero e Centro Estadual de Educação profissional Agrícola Getúlio Vargas.

Os Jovens Parlamentares representantes das instituições de ensino receberam certificados e troféus: Adrian Rodrigo Boldt, Eduardo Henrique Mika, Carlos Alexandre Lopes Ribeiro, Adriane de Oliveira de Chaves, Lauro Jackson Guadanim, Sérgio Augusto Fernandes de Souza, Fernanda Rigoni Zanon, Fernanda Larissa Raimundo e Soraia Seixas.

Em 2022 o Parlamento Jovem registrou a apresentação e votação de 68 indicações, 23 requerimentos e 02 projetos de lei.

O Presidente da Câmara, vereador Egon Krambeck, agradeceu a presença de todos, e relatou a importância do programa para as escolas e município. Pediu aos parlamentares jovens para que levem a semente dessa nova política que aprenderam no programa. Finalizando sua fala, parabenizou a participação dos jovens.

A coordenadora do Parlamento Jovem, Vanessa Albano, salientou que o êxito do programa está na quantidade de colaboradores dentro e fora da Câmara. Ela agradeceu as escolas, servidores do legislativo, vereadores, aos parlamentares jovens e todos aqueles que direta ou indiretamente ajudaram na realização de mais uma edição do Programa Parlamento Jovem.

Os parlamentares jovens Lauro Jackson Guadanim e Fernanda Rigoni Zanon representaram os demais vereadores jovens, e em seus discursos salientaram a importância do programa em suas vidas, como aprenderam a essência da política, o que pode ser proporcionado para os cidadãos através dela. Ainda ressaltaram mudanças principalmente relacionado a maturidade de todos aqueles que participaram do Parlamento Jovem.

O Parlamento Jovem visa estimular a formação política e cidadã dos estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levam a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no parlamento.

A Sessão Solene teve como cerimonialista a jovem Monique Borges Seixas, Ex-Parlamentar Jovem, que de forma brilhante conduziu o encerramento dessa oitava edição.