SESSÃO SOLENE MARCOU O ENCERRAMENTO DA NONA EDIÇÃO DO PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM

por Ivano publicado 07/12/2023 10h10, última modificação 07/12/2023 10h15

Na quarta-feira (06/12), no Plenário da Câmara Municipal de Palmeira, aconteceu a Sessão Solene de encerramento da edição 2023 do Parlamento Jovem. Na ocasião aconteceu a entrega das honrarias aos parlamentares jovens. O evento contou com a presença, além de vereadores que compõe o Legislativo Municipal, do Prefeito Sérgio Belich, do Secretário Municipal de Assistência Social Mario Antônio Wieczorek, da Secretária Municipal de Educação Marcia Ristow, da Deputada Estadual Mabel Canto, do responsável técnico de Palmeira na Associação Internacional de Cidades Educadora Henry Mainardes, da Ouvidora do SUS Cristina Mezzadri, além de representantes das escolas que participaram dessa edição. Também marcou presença Luciana Aquiles Sleutjes, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa.

Com o plenário lotado, as instituições de ensino que ficaram com as nove melhores médias na segunda fase receberam das mãos do Presidente da Câmara Municipal Odair Sanson Júnior e da Chefe do Núcleo Regional de Educação Luciana Aquiles Sleutjes, certificados de participação:

  1. Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves;
  2. Escola Estadual do Campo João Sidorko;
  3. Escola Estadual do Campo Professor Leonardo Salata;
  4. Colégio Estadual Cívico-militar São Judas Tadeu;
  5. Colégio Sagrada Família;
  6. Colégio Estadual do Campo de Pinheiral de Baixo;
  7. Colégio Realeza;
  8. Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas;
  9. Colégio Estadual do Campo Bom Jesus do Monte.

 Os Jovens Parlamentares representantes das instituições de ensino receberam dos vereadores Padrinhos certificados e troféus:

Natalia Borges;

Emanuele Siqueira;

Natalia Shimitz Havrechaki;

Gabrieli Jantara Martins;

Sofia Voichcoski da Silva;

Emily Aparecida Ferreira;

Felipe Kapp;

Melany de Freitas Bohenkem;

Franciele de Camargo do Valle.

Dentre muitas atividades, em 2023 o Parlamento Jovem registrou a apresentação e votação de 82 indicações, 38 requerimentos e 03 anteprojetos de lei, sendo que inúmeras proposições foram respondidas e ou atendidas pelo Poder Executivo.

O Presidente da Câmara, vereador Odair Sanson Júnior, agradeceu a presença de todos, e relatou a importância do programa para as escolas e município. Pediu aos parlamentares jovens para que levem a semente dessa nova política que aprenderam no programa. Finalizando sua fala, pediu aos jovens, que nunca se esqueçam o que aprenderam, e que esse desejo de representar e ajudar o próximo não se apague do coração, e que essa inquietação de querer mudar o mundo os acompanhe, e que sempre contem com a Câmara Municipal de Palmeira.

A coordenadora do Parlamento Jovem, Vanessa Albano, salientou que o êxito do programa está na quantidade de colaboradores dentro e fora da Câmara. Além de agradecer todos aqueles que colaboraram com o programa, disse que “foi o ano que mais tivemos atividades nesses 10 anos, conseguimos trazer diversas escolas para assistir a sessão do programa, alunos que pisaram pela primeira vez dentro do legislativo municipal”. Disse ainda que “realizamos o Projeto Ouviteen que é um projeto de educação em saúde. Também a nossa Presidente do Parlamento Jovem foi convidada a compor a mesa de autoridades do JEPAL, realizamos visita guiada na cultura com o Parlamento Jovem de São José dos Pinhais, realizamos a oficina de escrita criativa, e, para fechar o ano se inscrevemos no Prêmio Internacional de Cidades Educadoras, e a iniciativa foi aceita dentro do Banco Internacional de Experiências, e como fizemos tudo isso? Parceria entre Legislativo e Executivo para um bem maior”. Além de muitas outras considerações, Vanessa encerrando sua fala disse que “A educação está além dos muros da escola, ela pode ser encontrada dentro de uma Câmara Municipal que prepara futuros líderes a ocupar espaços de poder e representatividade. Nós ensinamos a essas meninas que esse espaço pode e deve ser ocupado por mulheres. Ensinamos que reclamar na internet não resolve nada, se queremos mudar nossa realidade temos que nos colocar a frente do problema”, finalizou a coordenadora.  

As parlamentares jovens Emily e Sofia representaram os demais vereadores jovens, e em seus discursos salientaram a importância do programa em suas vidas, como aprenderam a essência da política, o que pode ser proporcionado para os cidadãos através dela. Ainda ressaltaram a Coordenadora do Programa: “Vanessa, como não elogiar seu trabalho Vanessa? Você moldou esses jovens que estão nessas cadeiras agora, que há um ano atrás, mal sabiam qual a função de uma câmara. Você foi quem guiou nossos primeiros passos aqui, e hoje pode nos ver caminhar sozinhos, como pequenos vereadores. Agora que estamos prontos, é justamente quando está na hora de partir, e abrir essa oportunidade há novos jovens. Para mim e tenho certeza que para todos os outros parlamentares jovens, de qualquer edição, você é mais do que uma coordenadora. É quem nos apoia, dando sempre o melhor de si para nos ensinar. Os próximos jovens, assim como nós, terão sorte de estarem em suas mãos”.

Na sessão ainda tivemos as falas da Ouvidora Jovem Francielle e do Assessor Felipe Kapp, de Ana Trauchinski Diretora da Escola Estadual do Campo Professor Leonardo Salata representando todas as demais escolas participantes, de Luciana Aquiles Sleutjes, Chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, do prefeito Municipal Sérgio Belich e ainda da Deputada Estadual Mabel Canto.  

A Deputada Mabel Canto realizou a entrega oficial ao Parlamento Jovem de Menção Honrosa oferecida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, demonstrando que o Programa Parlamento Jovem está rompendo fronteiras da nossa Palmeira.

A Sessão Solene teve como cerimonialista o jovem Lauro Jackson Guadanim, Ex-Parlamentar Jovem, que de forma brilhante conduziu o encerramento dessa nona edição.

Ao final da Sessão Solene, o Presidente da Câmara Municipal de Palmeira Odair Sanson Júnior, juntamente com Mário Wieczorek, idealizador do programa, declararam aberta a Décima Edição do Programa Parlamento Jovem, anunciando que muitas novidades deverão acontecer durante o ano de 2024.

A íntegra dessa Sessão Solene está à disposição dos interessados no site www.palmeira.pr.leg.br (TV CÂMARA).