PROJETO OUVITEEN E PARLAMENTO JOVEM

por Ivano publicado 03/07/2023 08h40, última modificação 03/07/2023 08h40

No último dia 27/06/2023, ocorreu na Câmara Municipal a primeira atividade em parceria com o projeto Ouviteen. No mês de junho, os parlamentares jovens tiveram que apresentar somente proposições da área da saúde, com o intuito de contribuir para uma saúde melhor no município. Assim, durante a reunião das comissões os jovens apresentaram 06 requerimentos, 05 indicações e 02 anteprojetos de lei.

Na ocasião, foi realizado a eleição do primeiro ouvidor(a) teen de Palmeira, sendo que com cinco votos foi eleita a Vereadora Franciele de Camargo do Valle, ficando como suplente Emily Aparecida Ferreira e como secretário Felipe Kapp.

Na sequência, os vereadores jovens foram divididos em três grupos, para a realização de oficinas de aprendizagem para capacitar os alunos sobre temas relacionados a saúde. O primeiro grupo com o tema “Saúde Mental” foi orientado pela coordenadora do parlamento Jovem Vanessa Albano e Secretária de Saúde Ana Paula Marques. O segundo grupo “Cidade Educadora e Saúde Integral” foi orientado pelo responsável técnico do Cidades Educadoras Henry Mainardes e enfermeira Karina. O terceiro grupo “Porta de entrada e Pronto Atendimento” foi orientado pelas Diretoras Simone Aparecida dos Santos de Chaves e Anna Angélica Alves Moscalesky. A Ouvidora de Saúde Cristiane Rocha Mezzadri, deu apoio logístico a todos os grupos.

Esse encontro marcou um momento significativo para o novo projeto Ouviteen, que visa facilitar a comunicação entre os jovens, comunidade e a ouvidoria do SUS, sendo crucial a união entre Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Cidades Educadoras e Ouvidoria do SUS.