PARLAMENTO JOVEM VISITA A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Ivano publicado 01/10/2018 08h09, última modificação 01/10/2018 08h09

No último dia 25/09 os alunos integrantes do Programa Parlamento Jovem, acompanhados pelo Presidente do Legislativo Pr. Anselmo Osório e da Coordenadora Vanessa Albano, realizaram visita à Secretaria Municipal de Assistência Social. Os mesmos foram recepcionados pelo Secretário Mario Wieczorek.

O Parlamento Jovem é um espaço para discussão e reflexão dos jovens, oferecendo aos parlamentares jovens vivência parlamentar, visitas a órgãos públicos para conhecerem os trabalhos desenvolvidos pelo Poder Executivo. Em sua quinta edição, esta foi a primeira vez que os parlamentares, através da Câmara Municipal, conheceram a Secretaria de Assistência Social.

Na oportunidade, o Secretario Mario fez a entrega do informativo nº 03 sobre as ações desenvolvidas pela secretaria e explicou sobre a função de cada setor administrativo. Logo após, os jovens visitaram o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), unidades de proteção social básica e especial do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Segundo o Presidente Anselmo “a visita foi muito importante para que os jovens pudessem conhecer na prática o funcionamento da secretaria, suas ações, e assim aprofundar os conhecimentos sobre as funções do Poder Executivo”.

Já a integrante do Parlamento Jovem Kaune Poliana Kampa, disse que a visita foi muito interessante. “Eu nunca tinha entrado na Secretaria de Assistência Social e não tinha conhecimento sobre as funções dos setores administrativos e os serviços prestados pelas unidades de proteção CRAS e CREAS, a conversa com o secretário foi importante, pois de forma muita dinâmica nos apresentou a secretaria e membros do Conselho Municipal do Idoso”.