Parlamento Jovem retoma calendário com a volta às aulas

por Câmara Municipal de Palmeira publicado 15/02/2017 14h05, última modificação 15/03/2017 12h14
Com a volta às aulas das escolas estaduais, a Câmara Municipal de Palmeira retoma também as atividades do Parlamento Jovem de Palmeira.

Até segunda-feira (20) os estudantes interessados de instituições públicas e privadas de ensino devem registrar suas candidaturas nas escolas participantes. Na mesma semana ocorrem as duas fases da eleição que escolherá os nove parlamentares jovens e os respectivos suplentes da edição 2017. A etapa realizada nas escolas contará com o voto de aproximadamente 3,5 mil estudantes.

Segundo Vanessa Albano, coordenadora do programa, nesta semana cabe as escolas participantes divulgarem o Parlamento Jovem para os estudantes, e até segunda-feira, os interessados devem informar para o responsável da instituição de ensino a vontade de concorrer a eleição. “Os estudantes que quiserem participar do Parlamento Jovem devem primeiramente se candidatar, para então, serem escolhidos por seus colegas, pelo voto direto e secreto na eleição que acontece nas escolas, nesta terça-feira, dia 21 de fevereiro”, anuncia a coordenadora.

Poderão se candidatar à uma vaga do programa Parlamento Jovem, estudantes devidamente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, menores de 18 anos, que cursem do 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio.

2º turno

O segundo turno das eleições acontece na próxima quinta-feira (23), na sede do Poder Legislativo e os 16 jovens terão de 2 a 5 minutos para explanar sobre o tema: “Porque quero ser um parlamentar jovem?”. O discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores e servidores da Casa, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparam as nove cadeiras da quarta turma do Parlamento Jovem.

Vale salientar que, na hora da avaliação, os estudantes não poderão usar o uniforme da instituição de ensino que representa, como também não poderá se identificar nem pelo nome, nem o bairro, ou localidade que reside, sob pena de desclassificação.

Os vereadores jovens que cumprirem com o regulamento, no final deste ano, poderão ganhar notebook oferecido pela Câmara Municipal.

Sobre o Parlamento Jovem

A parceria dos poderes Legislativo, Executivo, escolas estaduais, particulares e até da iniciativa privada, promove a politização de crianças e jovens no município de Palmeira, nos Campos Gerais.

Atualmente o que seria apenas uma forma de politização, se tornou uma ferramenta que contribui em um modelo de política participativa para que jovens, orientados por professores da rede estadual e particular de ensino, membros da comunidade e os próprios vereadores interajam nas demandas das comunidades, e apresentem soluções, diminuindo a distância entre a política e sociedade.

Todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio do município, cerca de 3,5 mil jovens e adolescentes, votarão para escolher seus representantes nas respectivas escolas, entre seus colegas matriculados entre os 7º anos do fundamental até os 2º anos do ensino médio.

No ano de 2016 os parlamentares jovens e seus suplentes propuseram 79 indicações, 19 requerimentos, além de sete anteprojetos e 06 projetos de lei.

Ainda em 2016, o Senado Federal e a Câmara dos Deputados colaboraram na doação de exemplares de livros para os participantes. Além dos vereadores jovens e suplentes, as escolas também foram contempladas com publicações. O Senado Federal, a pedido da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas enviou 04 títulos, totalizando 96 livros, enquanto a Câmara dos Deputados enviou 191 livros de histórias em quadrinho e mais 95 livros, além de outros brindes.