PARLAMENTO JOVEM REALIZA POSSE E ELEGE MESA DIRETORA

por Ivano publicado 21/03/2019 08h32, última modificação 21/03/2019 08h32

Aconteceu nesta quinta-feira (19 de março) na Câmara Municipal de Palmeira a sessão solene de posse dos vereadores jovens. Os estudantes seguiram o protocolo regimental da Casa de Leis na solenidade de posse e eleição da mesa diretiva do Parlamento Jovem.

A sessão contou com a presença dos vereadores Gilmar Costa, João Alberto Gaiola, João Savi, Pastor Anselmo, e do Presidente Domingos Everaldo Kuhn, das diretoras Elizete Hornes Stall do Colégio São Judas Tadeu e Adriane Aparecida Mehl Czelusniak do Colégio Realeza, assim como pais e amigos dos vereadores jovens.

Usando da palavra, o Presidente do Legislativo Municipal, vereador Domingos Everaldo Kuhn disse: “ A conscientização política precisa vir da escola, dos mestres, dos pais e desta casa de leis. O jovem tem que tornar-se um cidadão politizado para poder reivindicar, sugerir e opinar. ”

O jovem Fernando Andrade dos Santos, representante do Colégio Dom Alberto Gonçalves, falou em nome de todos os eleitos e agradeceu os diretores, professores e funcionários das escolas e colégios que foram fundamentais durante a primeira e segunda fase de seleção do programa e afirmou que “ O programa fornecerá inúmeros conhecimentos e aprendizados que nos tornarão jovens politizados e críticos”.

Nesta quinta-feira dia 21 de março os 09 vereadores jovens se reúnem na Câmara Municipal para curso, onde será abordado o funcionamento do Legislativo Municipal entre outras informações pertinentes e que serão usadas no decorrer do mandato.

MESA DIRETIVA

Após a sessão solene de posse, foi realizada sessão para eleição da mesa diretiva do Parlamento Jovem. Duas chapas foram inscritas para disputar a eleição:

Chapa 1 - Presidente: Gabrieli Viante, Vice-Presidente: Fernando Andrade dos Santos, 1º Secretário: Luiz Alberto Czelusniak Filho, 2º Secretario: Eduardo Comin.

Chapa 2 – Presidente: Luana Santana Souza, Vice-presidente: Evelin Voichicoski Freitas, 1º Secretária: Fabíola Eloína Ferreira, 2º Secretária: Estefani Gomes.

A votação foi realizada em forma nominal e a chapa nº 01 com cinco votos favoráveis foi a vencedora.

A primeira sessão ordinária do Parlamento Jovem 2019 está agendada para o dia 28/03 ás 14 horas, onde os jovens realizarão a defesa e votação se suas proposições.