Parlamento Jovem 2020 realizou primeiro turno das eleições

por mariane — publicado 05/03/2020 08h19, última modificação 05/03/2020 08h19

Nesta terça feira (03/03), pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Palmeira em parceria com 16 escolas do município realizou o primeiro turno das eleições do Parlamento Jovem.  Ao todo foram 36 candidatos, entre eles oito meninos e vinte o oito meninas.

O regimento interno do Programa Parlamento Jovem prevê que para ser candidato ao Parlamento Jovem, o aluno deverá estar matriculado entre o 7º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio e ter menos de 18 anos.

Participaram como eleitores os estudantes de 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, bem como 4º ano do ensino técnico, sendo o voto facultativo apenas para professores e equipe pedagógica escolar.

Para realização da eleição nas escolas, é imprescindível que se tenha, no mínimo, dois candidatos. Sendo de livre escolha pela instituição escolar a modalidade da eleição, ou seja, se serão realizadas por cédulas ou urna eletrônica. Neste ano 04 instituições de ensino optaram pela urna eletrônica: Colégios Estadual Dom Alberto Gonçalves, Colégio Realeza e Escolas Estaduais do Campo João Sidorko e Professor Leonardo Salata.

Dos 16 representantes eleitos na primeira fase, 5 são meninos e 11 meninas.

2º turno

O segundo turno das eleições acontece nesta quinta-feira (05), na sede do Poder Legislativo, e os 16 jovens eleitos em suas escolas terão até 5 minutos para explanar sobre o tema: “Porque quero ser um Parlamentar Jovem?”. Este discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparam as nove cadeiras da quinta turma do Parlamento Jovem.

Vale salientar que, na hora da avaliação, os estudantes não poderão usar uniforme da instituição de ensino que representa, como também não poderá se identificar nem pelo nome, nem o bairro, ou localidade que reside, sob pena de desclassificação.