PARABENS PALMEIRA – 198 ANOS

por Ivano publicado 07/04/2017 09h14, última modificação 07/04/2017 09h14
Homenagem dos Vereadores de Palmeira

Hoje, dia 7 de Abril de 2017, nosso município festeja mais um aniversário, e não poderíamos deixar de aproveitar esta oportunidade para explanarmos um pouco sobre a história e a importância do nosso município.                            

Há 198 anos, não era possível imaginar que teríamos aqui uma cidade. Era um pequeno povoado à beira do Caminho das Tropas. De vez em quando chegavam os tropeiros que conduziam mulas e cargas, desde a região de Viamão, no Rio Grande do Sul, até Sorocaba, no estado de São Paulo. A rotina das tropas vinha desde meados do século 17, quando tiveram início as longas jornadas entre o Sul do Brasil e a província de São Paulo, em franco desenvolvimento. O então capão da Palmeira, ponto de passagem e parada das tropas, era apenas o embrião da cidade de hoje. 

A transformação começou a acontecer em 1819, no dia 7 de abril daquele ano, quando o tenente Manoel José de Araújo fez a doação das terras para Nossa Senhora da Conceição. Ele também convenceu o padre Antônio Duarte dos Passos a transferir para cá a igreja localizada no Tamanduá. Em torno da igreja em construção surgiu a Freguesia Nova. Agora, 198 anos depois da doação das terras, está aqui a cidade de Palmeira.

Quase dois séculos de história de Palmeira contada e registrada nas páginas de documentos e livros. Quase dois séculos de feitos e realizações de vultos iminentes. Quase dois séculos de trabalho e de dedicação de um povo que construiu uma cidade, em paz e com a crença em Deus acima de tudo. E é este povo que merece as nossas homenagens neste dia em que celebramos 198 anos de fundação da cidade de Palmeira, porque foi com o seu esforço que chegamos até aqui e é com este mesmo esforço e empenho que avançaremos para o futuro. 

São muitos os heróis anônimos que fizeram a nossa Palmeira ser o que ela é. É impossível contar quantas pessoas simples, humildes, trabalhadores incansáveis, que traçaram ruas e caminhos, que construíram casas, que edificaram escolas, igrejas, que transportaram mercadorias, cartas, levaram e trouxeram alegrias e tristezas. Quanta gente que riu e chorou a cada conquista, que se entristeceu nos fracassos, mas que nunca desistiu de lutar. É por essa gente, por esse povo comum, humano e sensível, que devemos comemorar os aniversários de Palmeira. É por eles que a cidade existe e é para eles que ela continuará existindo e crescendo. Ao povo é dedicado o progresso da cidade e do município. 

O que temos e o que somos hoje, devemos àqueles que estiveram aqui antes de nós. Não vamos nos esquecer que aquilo que temos e somos, deixaremos de herança para os nossos filhos e netos. Portanto, cada um de nós tem uma responsabilidade muito grande. Estamos fazendo a Palmeira que será das futuras gerações, e por isso, temos que fazer bem feito, com amor e principalmente com honra. Afinal, o presente que vamos dar deve ser melhor do que o presente que recebemos das gerações passadas. Que cada um tenha consciência disso e procure sempre fazer o melhor possível. 

Não vamos desanimar! Não vamos nos deixar abater! Quando ouvirmos falar em crise, nossa obrigação é trabalhar mais e melhor. Quando tentarem nos convencer que não existem soluções para os problemas, vamos estudar e encontrar as soluções mais inteligentes. Quando parecer que já não há fé, vamos invocar a Deus a sabedoria - como Salomão no texto bíblico - e com ela vamos continuar construindo a nossa cidade. 

Temos que ter orgulho da terra que nos acolhe. Podemos sim, viver algumas dificuldades, mas essas dificuldades devem ser enfrentadas com coragem, trabalho e principalmente com muita humildade. Trabalho, seriedade, transparência, e muito amor na terra que vivemos. Ë com um entusiasmo enorme que visualizamos para a nossa Palmeira dias de glórias. 

Hoje é o dia da nossa Palmeira, e queremos parabenizar os Palmeirenses. Àqueles que fizeram, que fazem e farão esta cidade, merecerem a nossa mais sincera admiração e os nossos mais profundo respeito.

 

Parabéns Palmeira! Parabéns povo Palmeirense!


Homenagem dos Vereadores de Palmeira

 

Vereador Pastor Anselmo H. Osório (Presidente)

Vereador Domingos Everaldo Kuhn (Vice Presidente)

Vereador Marcos Ribas (Primeiro Secretário)

Vereador Arildo Santos Zaleski (Segundo Secretário)

Vereador Denis Sanson

Vereador João Savi

Vereador João Alberto Ferreira da Costa

Vereador Rogério Czelusniak

Vereador Gilmar Costa