Hospital de Caridade de Palmeira envia ofício aos vereadores

por Ivano publicado 19/06/2019 13h37, última modificação 19/06/2019 13h37

No final da 20ª Sessão Ordinária, ocorrida em 18/06/2019, o Presidente do Legislativo Municipal deu conhecimento aos demais vereadores de ofício recebido do Hospital de Caridade de Palmeira – Santa Casa de Misericórdia.

Neste Ofício nº 050/2019, o Provedor Marcos Antônio Bordinhão afirma que a situação financeira da referida instituição, após levantamento efetuado depois da posse ocorrida no mês de maio, mostra para que possa ser cumprido os contratos de atendimento ao Sistema Único de Saúde, há um déficit até dezembro de 2019 de R$ 450.000,00.

O Provedor salienta que esse déficit apontado se refere, em grande parte, à obrigação de manter escala de sobreaviso de especialidades de obstetrícia, anestesiologia e pediatria, bem como o plantão 24 horas de clínica médica, além de outras despesas de manutenção. Que sem o saneamento financeiro, será impossível a manutenção da escala médica exigida pela 3ª Regional de Saúde e, via de consequência, seriam obrigados a encerrar as atividades de atendimento, e que desta sorte, somente com a ajuda do Município de Palmeira, através de verba excedente da Câmara de Vereadores, será possível a continuidade dos trabalhos, razão pela qual inquere sobre a possibilidade de incremento da subvenção que já é destinada atualmente àquela instituição, num valor complementar de R$ 450.000,00.

Salienta ainda o Provedor, dizendo que como também a fim de complementar a renda da Santa Casa de Misericórdia e, futuramente tornar a Casa Hospitalar financeiramente auto suficiente, solicita ainda o repasse do valor de R$ 100.000,00 a fim de que possa ser adquirido um aparelho de ultrassom, conforme orçamento, o qual certamente incrementará substancialmente a renda do hospital.

Finalizando o referido ofício, Marcos Antônio Bordinhão diz que conforme já exposto, solicita a colaboração dos vereadores de Palmeira para que seja incrementada a subvenção que já é repassada para aquela instituição, no valor de R$ 550.000,00 para as finalidades já mencionadas.

O Presidente Domingos Everaldo Kuhn, ainda no final da 20ª Sessão Ordinária, demonstrou a sua indignação com referência a situação. Disse que isso é a colheita, resultado das denúncias contra médicos, e que hoje não tem médicos para trabalhar pelo mesmo preço. Finalizando sua fala, Everaldo disse “VAMOS SIM AJUDAR O HOSPITAL,         E QUE NO FINAL O BEM IRÁ VENCER”.