Câmara aprova projetos e entrega honrarias durante a 41ª sessão ordinária

por Assessoria publicado 13/11/2025 10h35, última modificação 13/11/2025 11h58

A Câmara Municipal de Palmeira realizou, nesta terça-feira (11), a 41ª sessão ordinária de 2025, marcada pela aprovação de requerimentos, indicações, projetos de lei e pela entrega de moções de aplausos em reconhecimento a contribuições importantes na educação e no esporte do município.

Matérias apreciadas

Em discussão única, foram aprovados os requerimentos 82 e 84/2025, de autoria da vereadora Fabiola Mereles e da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação, que tratam, respectivamente, de estudo de impacto orçamentário e de prorrogação de prazo para análise de projeto.

Também em discussão única, foram aprovadas 12 indicações (377 a 388/2025) apresentadas por diversos vereadores, com sugestões voltadas a melhorias urbanas e rurais, como substituição de lâmpadas por LED na comunidade de Quero-Quero, cooperação com o Exército para serviços internos, readequação e cascalhamento de estradas, manutenção de calçadas e quadras esportivas, e homenagem póstuma ao escritor José Carlos Veiga Lopes, na Colônia Witmarsum.

Em segunda discussão, os vereadores aprovaram os projetos:

PL 6.598/2025 – Cria o Dia dos Heróis de Guerra Palmeirenses (Lei Manoel Demétrio de Oliveira);

PL 6.603/2025 – Declara de utilidade pública a Associação de Moradores de Queimadas;

Projeto de Resolução 187/2025 – Altera a estrutura administrativa da Câmara Municipal.

 

Em primeira discussão, avançaram os seguintes projetos:

PL 6.524/2025 (Substitutivo 2) – Dispõe sobre a estrutura organizacional do Poder Executivo;

PL 6.571/2025 (Substitutivo) – Afeta imóvel público para instalação do Abrigo de Animais;

PL 6.602/2025 – Altera dispositivos e tabelas de leis municipais.


Pronunciamentos

Na tribuna, o vereador Vane destacou o desempenho da Agência do Trabalhador de Palmeira, que superou metas com 17 mutirões e 527 contratações entre março e setembro. Ele parabenizou o chefe Adrissano Santos e a gestão municipal pelo incentivo à geração de empregos e à qualificação profissional.

Durante a votação do PL 6.598/2025, o presidente Diego Zanetti suspendeu a sessão a pedido do autor, vereador Gaio, para que o historiador João Henrique Malucelli Klas fizesse uso da palavra. Malucelli destacou a relevância do herói palmeirense Manuel Demétrio de Oliveira, que salvou o Duque de Caxias na Batalha de Itororó, durante a Guerra do Paraguai, e defendeu o resgate da memória dos combatentes locais.

O vereador Irmão Fabiano comemorou o avanço do projeto que destina área pública para o canil municipal, agradecendo o apoio do prefeito, das ONGs Heróis de Patas e Acarup e do deputado Romanelli, e reforçou a importância de combater o abandono de animais.


Homenagens

Antes do encerramento, o presidente Diego Zanetti realizou pausa na sessão para a entrega de moção de aplausos ao professor Julio Gumy, em reconhecimento aos mais de 30 anos de atuação na educação pública. Zanetti ressaltou a dedicação, ética e contribuição do educador na formação de gerações de palmeirenses.

Na sequência, o vereador Vane entregou moção de aplausos à Escola Integral Nossa Senhora do Rocio, representada pela diretora Vanessa Cristina Santa Clara Andrade, pela conquista do título de campeã do Minibol 2025. Em seu pronunciamento, destacou o histórico da instituição, a dedicação da equipe pedagógica e o tricampeonato no torneio municipal.

O vereador Sargento Gaio também utilizou a palavra para registrar o convite à sessão solene do dia 27 de novembro, em que será entregue o Título de Cidadão Benemérito a Edson Koslosky.

 

Encerramento

No encerramento, o presidente Diego Zanetti anunciou que a próxima sessão ordinária será realizada no dia 18 de novembro, com votação de novos requerimentos, indicações e projetos em segunda discussão.