42ª sessão tem entrega de moções e avanços em projetos de lei

por Assessoria publicado 19/11/2025 22h20, última modificação 19/11/2025 23h49

A Câmara Municipal de Palmeira realizou, nesta terça-feira (18), a 42ª sessão ordinária de 2025. O plenário aprovou requerimentos, indicações e deu andamento a projetos de lei, incluindo iniciativas apresentadas pelos jovens parlamentares do Parlamento Jovem.

Requerimentos aprovados

Foram aprovados em discussão única os requerimentos 83 a 89/2025. Entre eles, o vereador Diego Zanetti solicitou medidas para solucionar o acúmulo de terra vermelha na estrada da Mandaçaia. Já os vereadores Irmão Fabiano, Vane e Sargento Gaio apresentaram requerimentos de iniciativa das jovens parlamentares, envolvendo demandas de iluminação pública, revitalização de bebedouro, situação de veículo abandonado, criação de clubes de leitura e levantamento de idosos com dificuldade de locomoção.

Indicações aprovadas em bloco

O plenário aprovou em bloco as indicações 389 a 401/2025. As propostas contemplam diferentes áreas, como saúde, educação, desenvolvimento urbano, meio ambiente, esporte e trânsito. Entre os destaques estão ações sugeridas pelo Parlamento Jovem, como campanhas de educação financeira, instalação de sistemas de captação de água da chuva e feiras de adoção de animais. Também foram aprovadas indicações relativas ao recapeamento de ruas, melhorias em estradas rurais, substituição de lâmpadas e criação de aplicativo para modernização do sistema público de saúde.

As proposições foram apresentadas pelos vereadores Lucas Santos, Irmão Fabiano, Gilmar Costa, João Savi, Vane e Sargento Gaio.

Projetos de lei deliberados

Em discussão única, foi aprovado o anteprojeto de lei 07/2025, que institui o programa municipal “Refeição para Todos”.

Em segunda discussão, avançaram os projetos de lei que tratam da estrutura administrativa do Executivo (PL 6.524/2025 Substitutivo 2), da afetação de imóvel para instalação do abrigo de animais (PL 6.571/2025 Substitutivo) e de alterações em legislações municipais relacionadas a tabelas e dispositivos administrativos (PL 6.602/2025).

Em primeira discussão, seguiu para nova deliberação o PL 6.605/2025, que institui a “Semana da Inclusão e Diversidade”.

Explicações pessoais

No espaço de explicações pessoais, o vereador Vane destacou avanços na área esportiva, citando o projeto Maestro da Bola, que atende 100 crianças no contraturno escolar, e a revitalização da quadra central, que recebe investimento de R$ 1 milhão para cobertura, troca de gramado e novos banheiros e vestiários.

Homenagens

A sessão foi pausada pelo presidente Diego Zanetti para a entrega de moções de aplausos. Os vereadores Sargento Gaio e Fabiola Mereles homenagearam o atleta Matheus Henrique Ramos e a professora Jaqueline de Oliveira, reconhecendo o desempenho e a dedicação que levaram o nome de Palmeira a competições regionais, estaduais e nacionais.

Na sequência, o vereador Vane entregou moção de aplausos ao grupo Palmeira Cross, representado por Antonio Carlos Carneiro Júnior, em reconhecimento à responsabilidade social do grupo e à realização do 7º Encontro Offroad, ocorrido em setembro.

Encerramento

Após as homenagens, o presidente Diego Zanetti informou que a próxima sessão ordinária será realizada em 25 de novembro, no horário regimental. Estão previstos para votação os requerimentos 90 a 92/2025, as indicações 402 a 415/2025 e a segunda discussão do PL 6.605/2025.