Vice-presidente conduz 3ª sessão ordinária com votação de indicações, emendas e projetos
A Câmara Municipal de Palmeira realizou, na quarta-feira (18), a 3ª sessão ordinária de 2026. Todos os vereadores estiveram presentes, com exceção do presidente, vereador Diego Zanetti. Em razão da ausência, os trabalhos foram conduzidos pelo vice-presidente, vereador Lucas Santos.
Indicações aprovadas
Foram aprovadas em bloco e em discussão única as indicações nº 15 a 18/2026, que contemplam demandas nas áreas de infraestrutura, agricultura e trânsito.
Entre as proposições aprovadas estão pedidos de operação tapa-buraco na Rua José Vida, no bairro Vila Vida; manutenção e ampliação da iluminação pública na Avenida das Palmeiras e Rua Transversa (Estrada Velha), na Colônia Francesa; patrolamento e cascalhamento na Estrada de Valcir Dupcoski, em Faxinal do Silva; e estudo para implantação de redutores de velocidade ou travessia elevada na Avenida Daniel Mansani, nas proximidades da Unidade de Saúde Dr. Jorge Amin Bacila.
Emenda e projetos aprovados em 2ª discussão
Foi aprovada, em discussão única, a Emenda nº 101/2026, que altera a redação do artigo 1º do Projeto de Lei nº 6601/2025.
Em 2ª discussão, foram aprovados os Projetos de Lei nº 6657/2026, que altera dispositivos da Lei Municipal nº 6.167/2025, e nº 6662/2026, que concede o Título de Cidadão Honorário de Palmeira ao Sr. Nelson Lopes da Silva Filho.
Também foi aprovado, em 2ª discussão, o Projeto de Resolução nº 190/2026, que altera a Resolução nº 113/2016, referente ao Regimento Interno do Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira.
Projetos avançam em 1ª discussão
Avançaram em 1ª discussão 33 projetos de lei que tratam, em sua maioria, da abertura de créditos adicionais especiais e suplementares para diversas secretarias municipais, contemplando áreas como Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte e Lazer, Cultura e Comunicação, Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Planejamento e Urbanismo, Indústria e Comércio e Procuradoria Geral do Município.
Os valores propostos somam recursos destinados à manutenção de serviços, execução de programas e fortalecimento das políticas públicas municipais.
Uso da tribuna
Durante o uso da tribuna, o vereador Sargento Gaio relatou reclamações da população quanto à falta e à má qualidade da água fornecida pela Sanepar. Informou que encaminhou ofício à companhia solicitando esclarecimentos sobre projetos futuros e investimentos no município, além de orientar a população a formalizar reclamações pelos canais oficiais, inclusive via WhatsApp.
Em aparte, a vereadora Fabíola reforçou as críticas ao atendimento, apresentou relato de caso envolvendo água imprópria para consumo e também incentivou o registro formal das denúncias.
O vereador Sargento Gaio ainda prestou homenagem ao subtenente Guerra, destacando seus 30 anos de serviço na Polícia Militar e a atuação social por meio das artes marciais, registrando pesar pelo seu falecimento.
Na sequência, a vereadora Fabíola relatou sua experiência sendo mal atendida na recepção da Santa Casa, enquanto acompanhava familiar internado. A parlamentar destacou a postura acolhedora do médico plantonista, Dr. Haydan, e informou que protocolou ofício solicitando apuração dos fatos, capacitação da equipe e reforço nas práticas de atendimento humanizado.