PROVEDOR DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA AGRADECE REPASSE DE 550 MIL DO LEGISLATIVO PALMEIRENSE

por Ivano publicado 17/07/2019 15h05, última modificação 17/07/2019 18h55

Durante a realização da 24ª Sessão Ordinária, ocorrida em 16/07/2019, o Presidente Domingos Everaldo Kuhn, nos termos do que dispõe o Artigo 65 do Regimento Interno, e atendendo requerimento de autorização para fazer uso da palavra, concedeu a palavra ao Sr. Marcos Antônio Bordinhão, Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Palmeira (Hospital de Caridade).

Usando da palavra, Marcos Antônio Bordinhão disse que a nova diretoria da Santa Casa tomou posse em maio de 2019, e nos trinta dias seguintes foram realizados vários levantamentos e reuniões, a fim de entender qual a situação da casa de saúde e suas necessidades. Relatou que a estimativa da receita do hospital, de junho a dezembro de 2019, é de R$ 1.718.205,00, com recursos provenientes do SUS, de subsídios do Município e de atendimentos particulares, e o custo de funcionamento, nesse mesmo período, é de R$ 2.286.000,00, resultando em um déficit de cerca de R$ 437.000,00, já descontados os valores disponíveis em caixa.

Informou que estão sendo implementadas algumas ações para elevar a receita e tornar o hospital autossuficiente, ou menos dependente dos repasses municipais, mas que devido ao tempo insuficiente, não seria possível desenvolvê-las e levantar esse valor, e por esse motivo a Santa Casa pediu auxílio financeiro à Câmara.

Relatou que dentre as ações a serem desenvolvidas estão a criação de uma carteira de benefícios; o aumento do número e tipos de exames realizados, razão pela qual foram pedidos R$ 100.000,00 além do valor do déficit, para aquisição de equipamentos; o aumento do número de cirurgias efetuadas e profissionais no centro médico de especialidades; a verificação, junto ao SUS, da possibilidade de criação de uma microrregião com os Municípios de Porto Amazonas e São João do Triunfo, incrementando os valores repassados pelo sistema; e a ampliação dos convênios com UNIMED, IMASP, SAS e outros.

Disse ainda que as atividades do hospital foram retomadas no início de junho, e que nesse interim, foram realizados 340 internamentos, com 4.576 refeições servidas, 25 partos, 33 cirurgias e 52 transferências, evidenciando a importância do hospital, que atende toda a população da cidade, de aproximadamente 32 mil habitantes.

Relatou que a Santa Casa de Palmeira foi fundada em 15 de novembro de 1938, completando 81 anos em 2019, e todos devem contribuir para que continue em funcionamento e atendendo os palmeirenses, pois se todo o dinheiro investido possibilitar que ao menos uma vida seja salva, terá valido a pena.

Finalizando sua fala, o Provedor agradeceu a oportunidade, a presença dos demais membros da diretoria, e principalmente o auxílio dos Poderes Legislativo e Executivo Municipais, convidando os Vereadores para participarem das reuniões da diretoria, realizadas todas as quintas-feiras de manhã.

O Presidente Domingos Everaldo Kuhn, numa das sessões ordinárias anteriores a essa, tinha demonstrado a sua indignação com referência a situação difícil em que a Santa Casa vivia, e disse naquela ocasião que isso era a colheita, resultado das denúncias infundadas contra médicos, e que hoje não tinha mais médicos para trabalhar pelo mesmo preço. Naquela oportunidade ainda salientou dizendo: “VAMOS SIM AJUDAR O HOSPITAL, E QUE NO FINAL O BEM IRÁ VENCER”.

No final da 24ª Sessão Ordinária ocorrida nesta terça-feira (16), após já a aprovação em primeira votação dos Projetos de Lei que darão suporte à Santa Casa, o Presidente do Legislativo Municipal Domingos Everaldo Kuhn demonstrou todo o seu contentamento por poder junto com todos os vereadores que compõe o Legislativo Municipal serem úteis para a continuidade dos serviços da Santa Casa, e finalizando sua fala, exaltou a presença de integrantes da nova diretoria do Hospital, desejando que Deus Abençoe o trabalho dos mesmos e dizendo que nossa Palmeira está mais feliz na saúde.