PROGRAMA PARLAMENTO JOVEM RECEBE SELO DO PRÊMIO SESI / ODS

por Ivano publicado 05/11/2018 13h20, última modificação 05/11/2018 13h20

No último dia 30 de outubro, a Câmara Municipal de Palmeira esteve representada na final do terceiro Prêmio Sesi ODS na categoria Poder Público Municipal com o Programa Parlamento Jovem. O prêmio recebeu 361 candidaturas de instituições que inscreveram suas melhores práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A câmara Municipal de Palmeira ficou entre as 65 instituições selecionadas como finalistas.

O Presidente da Câmara Municipal Anselmo Heimbecher Osório e a coordenadora do Programa Vanessa Albano, receberam o selo ODS 04 - Educação de Qualidade, que visa assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Segundo o Presidente, o selo é o reconhecimento do trabalho realizado no Programa Parlamento Jovem: “Ficamos extremamente felizes em receber o selo Sesi ODS e orgulhosos de concorremos com outras câmaras municipais e sermos a única representante do Poder Legislativo finalista na categoria Poder Público da premiação, é um reconhecimento de cinco anos de execução do Programa, que politiza jovens e visa proporcionar conhecimento legislativo, despertar lideranças, participação cidadã nas decisões do município.”

O Prêmio Sesi ODS

Oferecido pelo Sistema FIEP, por meio do SESI no Paraná, a premiação tem o objetivo de estimular e reconhecer os melhores projetos de indústrias, empresas, poder público, organizações da sociedade civil e instituições de ensino para a promoção de dimensões sociais, ambientais, econômicas e institucionais que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 30 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.

A Agenda 30 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional assinado em 2015, por 193 países, durante a Assembleia Geral da ONU. Na ocasião o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar metas de desenvolvimento sustentável a serem alcançadas até 2030.

Sobre o PJ de Palmeira

O Parlamento Jovem de Palmeira é realizado desde 2014 pela Câmara Municipal de Palmeira, em parceria com as escolas públicas da rede estadual e escolas privadas do município.  O Programa é uma oportunidade para que jovens possam conhecer e experimentar, durante um ano, a jornada de trabalho dos vereadores e assim, possam contribuir para desenvolvimento do município, na promoção do protagonismo juvenil e na geração de lideranças.

O modelo implantado em Palmeira é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos estudantes a vivência no processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Vereadores, em uma fusão de educação para a cidadania com política participativa. O PJ não permite a reeleição para que uma quantidade maior de jovens tenham acesso a politização e a participação política.