PARLAMENTO JOVEM REALIZOU SESSÃO ORDINÁRIA, COM DESTAQUES PARA O PROGRAMA OUVITEEN, ELEIÇÃO DA NOVA MESA DIRETIVA E A VISITA DOS VEREADORES JOVENS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS.

por Ivano publicado 03/07/2023 08h47, última modificação 03/07/2023 08h47

Aconteceu no dia 29/06 a 4ª Sessão Ordinária do 1º período Legislativo do Programa Parlamento Jovem de 2023.

Na sessão usaram a tribuna para pronunciamentos os vereadores jovens Sofia Voichcoski da Silva (Institui o Programa “Mãos Empenhadas” que visa o enfrentamento da Violência doméstica contra as mulheres), Emanule Siqueira (Saúde Mental), Natália Havrechaki (Porta de entrada e Pronto Atendimento) e Gabrili Jantara Martins (Cidades Educadoras e Saúde Integral).

Na Ordem do dia foram discutidas e aprovadas 05 indicações, 06 Requerimentos e 02 Anteprojetos. Todas as proposições deste mês foram destinadas para a Secretária Municipal de Saúde, sendo a sessão parte do calendário de atividades do Projeto Ouviteen que possui objetivo de aproximar a juventude palmeirense das questões da ouvidoria do SUS.

Na mesma data, logo após a realização da Sessão Ordinária, foi realizada Sessão Especial para eleição da nova mesa diretiva para o segundo semestre, onde foi registrada chapa única, sendo eleita por unanimidade, ficando assim composta:

Presidente – Franciele de Camargo do Valle;

Vice-presidente - Gabrieli Jantara Martins;

1ª secretária - Emanuele Siqueira;

2ª secretária - Natália Schmitz Havrechaki.

Estiveram presentes assistindo a sessão, os vereadores jovens de São José dos Pinhais, que visitaram nosso município em encontro para troca de experiências com o parlamento jovem local, com a supervisão da Coordenadora da Escola de Cidadania Helena Ribeiro Martins, as pedagogas Eloise Medice Colontonio, Laís Bastos da Silva e Rute Dubiella de Lima.

A presidente do Parlamento Jovem de São José dos Pinhais Sthephanie Sofia Del Valle Delgado, foi convidada para discursar na tribuna, e disse “Sabemos que esse momento de interação entre nós é essencial para termos uma troca de conhecimento e aprendizados entre ambos os parlamentos.”

Também prestigiaram a sessão a Secretária Municipal de Saúde Ana Paula Marques, a Ouvidora de Saúde Cristiane Rocha Mezzadri, outros servidores da saúde, e ainda o responsável técnico do Cidades Educadoras Henry Mainardes.

No mês de julho o Parlamento Jovem entrará em recesso acompanhando as férias escolares dos alunos, e durante o recesso seguindo o cronograma do programa serão realizadas visitas técnicas no Palácio Iguaçu, Assembleia Legislativa do Paraná e na Secretaria Municipal de Saúde.

A próxima sessão ordinária com a posse da nova mesa diretiva deverá acontecer no dia 24/08/2023, às 13h30m.