PARLAMENTO JOVEM INICIA O CALENDÁRIO 2024

por Ivano publicado 15/02/2024 15h32, última modificação 15/02/2024 15h32

Com a volta às aulas das escolas estaduais, a Câmara Municipal de Palmeira retoma também as atividades do Parlamento Jovem de Palmeira para 2024.

Durante o mês de fevereiro, nas escolas aptas a participarem do programa, está acontecendo a divulgação do programa e do calendário desse ano, sendo que os estudantes interessados de instituições públicas e privadas de ensino devem registrar suas candidaturas nas escolas participantes até o dia 07 de março.

No dia 12 de março, nas escolas, estará acontecendo eleições para escolha de seus representantes para a segunda fase onde disputaram nove vagas como parlamentares jovens da 10ª edição do Programa.

Segundo Vanessa Albano, Assessora Parlamentar e responsável pela coordenação do programa, neste período cabe às escolas participantes divulgarem o Parlamento Jovem para os estudantes, e na sequência os interessados devem informar para o responsável da instituição de ensino a vontade de concorrer a eleição: “Os estudantes que quiserem participar do Parlamento Jovem devem primeiramente se candidatar, para então, serem escolhidos por seus colegas, pelo voto direto e secreto na eleição que acontece nas escolas, no dia 12 de março”, destacou a coordenadora.

Poderão se candidatar à uma vaga do Programa Parlamento Jovem, estudantes devidamente matriculados em instituições públicas e privadas de ensino, menores de 18 anos, que cursem do 7º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio.

2º turno

O segundo turno das eleições acontece no dia 14 de março no Plenário da Câmara Municipal, onde os 14 jovens escolhidos nas escolas terão até 5 minutos para explanarem sobre o tema “Porque quero ser um Parlamentar Jovem”. O discurso será avaliado por uma banca composta por vereadores e servidores do Legislativo, que atribuirão notas aos candidatos, e as nove melhores médias ocuparam as nove cadeiras da 10ª edição do Parlamento Jovem, sendo que os demais ficarão como suplentes.

Vale salientar que, neste segundo turno, no momento da avaliação, os estudantes não poderão usar o uniforme da instituição de ensino que representa, como também não poderão se identificar nem pelo nome, nem o bairro ou localidade que reside, sob pena de desclassificação.

A posse dos eleitos irá acontecer em Sessão Solene no dia 19 de março.