CIDADES EDUCADORAS É TEMA DE SESSÃO DO PARLAMENTO JOVEM

por Ivano publicado 05/12/2022 10h08, última modificação 05/12/2022 10h08

Em 2022, o Município de Palmeira se tornou membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras, que conta com mais de 500 cidades em 36 países ao redor do mundo, e todas trabalham com objetivo de melhor a qualidade vida dos cidadãos a partir da educação, todas as cidades seguem de um documento denominado “Carta das Cidades Educadora” que possui 28 eixos.

Portanto, em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, o Programa Parlamento Jovem realizou na quinta-feira (01/12/2022) a 4ª Sessão Ordinária do 2º período Legislativo, sendo que os vereadores jovens elaboraram durante o segundo semestre dois Projeto de Leis em consonância aos princípios da Carta das Cidades Educadoras, apresentaram na sessão e fizeram o uso da palavra conforme o lema escolhido nesse ano para celebração nas cidades associadas: “A Cidade Educadora, cidade de paz e oportunidades”.

Na sessão usaram a tribuna para pronunciamentos os vereadores Sérgio Augusto Fernandes de Souza (Projeto de Lei Semana de Orientação Profissional), Lauro Jackson Guadanim (Projeto de Lei Programa Potencial Feminino), Soraia Seixas (Cidades Educadoras) e Fernanda Rigoni Zanon (Contribuição das fake News na propagação de ideias generalizadas e errôneas na economia política).

A presidente do Parlamento Jovem Soraia Seixas, concedeu a palavra para Henry Mainardes, responsável técnico de Palmeira na Associação Internacional em Palmeira, onde o mesmo discorreu sobre as cidades educadoras. A sessão também contou com a presença de Edmar Passoni, Chefe de Gabinete e representando o Poder Executivo na ocasião.

Na Ordem do dia foram discutidas e votadas 10 indicações e 1 Requerimento, proposições essas aprovadas pelo Parlamento Jovem, e que seguem agora para avaliação dos vereadores padrinhos, que poderão ser propostas em Plenário pelo parlamento convencional.

Alunos da Escola Estadual do Campo Profº Leonardo Salata e do Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas, prestigiaram a sessão e participaram da palestra ministrada pela Coordenadora do programa Vanessa Albano sobre a diferença dos poderes, funções exercidas pelos vereadores na Câmara Municipal e sobre o funcionamento do programa Parlamento Jovem.

A Sessão Solene de encerramento da 8ª edição do Programa Parlamento Jovem deverá acontecer no dia 15/12 às 14h00m, onde os participantes receberão troféu e certificado em reconhecimento por todo trabalho realizado em prol do Município de Palmeira.