CÂMARA MUNICIPAL ALCANÇA A 6ª COLOCAÇÃO NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO TCE/PR

por Ivano publicado 14/11/2023 10h13, última modificação 14/11/2023 10h13

A Câmara Municipal de Palmeira alcançou a 6ª colocação no Índice de Transparência da Administração Pública, dentre os 399 Legislativos do Estado do Paraná.

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.

O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.

Além da transparência, o ITP-TCE/PR avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública. Pressupõe-se que o cidadão tenha interesse por informações que afetem o seu cotidiano.

O site de cada ente não pode ser um labirinto, deve ser fácil de usar e de entender, e por isso, existem alguns itens que avaliam a usabilidade das ferramentas.

As Câmaras Municipais de Palotina, Mandaguari, Sarandi, Mariluz e Mandaguaçu ficaram empatadas com o ITP de 100,00%, sendo que a Câmara Municipal de Palmeira ficou na sexta colocação com o ITP de 99,65% empatada com Icaraíma e Guaraniaçu.

O Presidente da Câmara Municipal de Palmeira vereador Odair Sanson Júnior, disse que “ficamos felizes em vermos que o Poder Legislativo de Palmeira conseguiu essa excelente colocação, e que esse resultado é um compromisso da gestão, em um trabalho integrado para melhoria de transparência que tem prioridade na Câmara, e por isso parabenizamos o empenho dos diversos setores administrativos, responsáveis pela alimentação do Portal de transparência, sendo que a transparência é uma obrigação moral e ética para o administrador público”, finalizou o Presidente do Legislativo.