CÂMARA MUNICIPAL ALCANÇA A 5ª COLOCAÇÃO NO ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO TCE/PR

por Ivano publicado 30/11/2022 12h15, última modificação 30/11/2022 14h19

A Câmara Municipal de Palmeira alcançou a 5ª colocação no Índice de Transparência da Administração Pública, dentre os 399 Legislativos do Estado do Paraná.

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.

O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.

Além da transparência, o ITP-TCE/PR avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública. Pressupõe-se que o cidadão tenha interesse por informações que afetem o seu cotidiano.

O site de cada ente não pode ser um labirinto, deve ser fácil de usar e de entender, e por isso, existem alguns itens que avaliam a usabilidade das ferramentas.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Palmeira vereador Egon Krambeck, a 5ª colocação no ITP, “é o resultado positivo da orientação desta administração, neste quesito, que juntamente com os pilares da austeridade e da seriedade, norteiam as diretrizes básicas de condução desta Casa de Leis”.

Já a Controladora Interna Debora Stelle, disse que “a classificação demonstra o comprometimento de todos os funcionários com os pilares da atual gestão, e principalmente demonstra respeito pela população Palmeirense, que merece ter acesso de forma clara, fácil, objetiva e transparente a tudo que acontece nesta Casa”.

O ranking geral pode ser acessado por meio do link https://www1.tce.pr.gov.br/multimidia/2022/11/pdf/00370759.pdf.