Câmara aprova requerimentos, indicações e projetos na 2ª sessão
A Câmara Municipal de Palmeira realizou, na terça-feira (10), a 2ª sessão ordinária de 2026, com a apreciação e votação de requerimentos, indicações e projetos de lei que seguem em tramitação na Casa.
Requerimentos aprovados
Foram aprovados em discussão única os requerimentos:
01/2026, de autoria do vereador Irmão Fabiano, solicitando a realização de sessão solene em homenagem aos pastores presidentes de ministérios ou igrejas em atividade no município de Palmeira.
02/2026, do vereador Diego Zanetti, que requer o encaminhamento à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para manutenção da rede de iluminação pública entre as ruas Tenente Djalma Dutra e Teobaldo Machado, no bairro Vila São José.
03/2026, da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação, solicitando prazo de 60 dias para emissão de parecer ao Projeto de Lei nº 6647/2026 e 30 dias para o Projeto de Lei nº 6648/2026.
Indicações aprovadas em bloco
As indicações nº 01 a 14/2026 foram aprovadas em bloco e em discussão única. Entre os pedidos apresentados pelos vereadores estão:
Estudos para instalação de encanamento de água na comunidade Pulgas de Cima (Sargento Gaio);
Instalação de redutores de velocidade nas ruas Boleslau Kavalkevicz e Arthur Ferreira de Albuquerque (Sargento Gaio);
Patrolamento e cascalhamento em localidades como Pinheiral de Baixo, Colônia Primavera, Estrada de Vileiros e Colônia Maciel (diversos vereadores);
Manutenção de iluminação pública em bairros como Rocio I e Papiros (Diego Zanetti);
Estudos para implantação de pista de atletismo no entorno do Estádio Arlei José Corsi (Diego Zanetti);
Solicitação à Sanepar para regularização urgente do abastecimento de água na comunidade da Vilinha (Diego Zanetti);
Substituição de lâmpadas convencionais por LED na comunidade de Pinheiral de Baixo, dentro do programa Ilumina Paraná (Diego Zanetti e Gilmar Costa);
Serviços de limpeza e roçada na Rua Flávio Santos (Sargento Gaio).
Projetos em tramitação
Foi aprovado em 2ª discussão o Projeto de Lei nº 6.621/2025, que altera a Lei Municipal nº 5.406/2021.
Avançaram em 1ª discussão os projetos:
6657/2026, que altera dispositivos da Lei Ordinária Municipal nº 6.167/2025;
6662/2026, que concede o Título de Cidadão Honorário de Palmeira ao Sr. Nelson Lopes da Silva Filho.
Também avançou em 1ª discussão o Projeto de Resolução nº 190/2026, que altera o Regimento Interno do Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal.
Uso da tribuna
Durante o uso da tribuna, o vereador Sargento Gaio prestou contas de reunião realizada no DER sobre as obras da PR-151, na Colônia do Lago. Segundo ele, os projetos apresentados podem gerar impactos significativos às moradias da comunidade histórica. O vereador destacou a participação dos moradores no diálogo e informou que será elaborado documento com o objetivo de reduzir prejuízos e preservar a localidade.
Explicações pessoais
Nas explicações pessoais, a vereadora Fabíola Mereles reforçou o compromisso com o projeto “Passagem para o Futuro”, que prevê transporte universitário gratuito por meio de vale. Ela informou que a proposta já está no gabinete do prefeito, conta com dotação orçamentária garantida por meio de emendas e apoio da Secretaria de Educação, e afirmou que seguirá trabalhando para a efetivação do programa.
Sessão itinerante será realizada na Vila Rosa
Ao final da sessão, o presidente Diego Zanetti comunicou que, conforme o artigo 76 do Regimento Interno, a sessão ordinária do dia 3 de março de 2026 será realizada de forma itinerante, no bairro Vila Rosa, às 19 horas, no Salão de Festas da Comunidade Nossa Senhora das Graças.
A Presidência solicitou à direção do Legislativo as providências necessárias para a realização da primeira sessão itinerante de 2026, reforçando o compromisso da Câmara com a aproximação do Poder Legislativo junto às comunidades do município.